Negociação Ambiental Estratégica e Ganhos Mútuos

Negociação Ambiental Estratégica e Ganhos Mútuos

A AMAIA em parceria com IMPFA (Instituto Médio de Planeamento Físico e Ambiente), promoveram o Curso de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) na abordagem de ganhos mútuos, que é um processo similar a Avaliação de Impacto Ambiental, no qual os stakeholders fazem parte da negociação. A NCEA define AAE como “ forma de unir as pessoas nos seus processos de planeamento, estruturação, e implementação dos seus conhecimentos em debates sobre as consequências ambientais em prol das escolhas estratégicas”.
O princípio de Ganhos Mútuos, foi desenvolvido pelo Instituto de Construção de Consenso (CBI), um dos membros fundadores da SCF. Baseia-se na teoria e técnicas elaboradas nos últimos 30 anos pelo Programa de Harvard de Negociação. E desde então tem vindo a ser aplicada a uma ampla gama de conflitos de políticas públicas. O curso foi dividido em dois módulos:
– O primeiro módulo teve duração de 5 dias, centrou-se num processo intensivo de familiarização de conceitos do Curso e com a metodologia, sob a supervisão dos treinadores do SCF/NCEA.
– O segundo módulo teve duração de 3 dias, onde os formados tiveram a oportunida de analisar os conhecimentos adquiridos e compartilhar com os treinadores da SCF/NCEA.
Tinha como grupo alvo, funcionário de instituição que promovem treinamento ou capacitação para agências de SEA/EIA e stakeholders, técnicos formados em: Economia, Ecologia, Sociologia, Ciências Agrícolas, Silvicultura, Engenharia Ambiental, desenvolvimento rural e ou Legislação, Administração, Planeamento territorial, Ciência políticas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.