Pretendia-se com a formação proposta (Gestão Ambiental de Caminhos de Ferro), contribuir para reforçar a capacitação de quadros e técnicos dos CFM e de empresas subcontratadas ou parceiras dos CFM, na gestão ambiental nas diferentes fases de concretização dos projectos ferroviários, numa abordagem assente na transmissão de conhecimentos técnicos consolidados pela experiência prática. A formação recorreu a uma abordagem do ciclo de vida completo dos projectos ferroviários, desde o seu planeamento até à exploração e manutenção, salientando os aspectos ambientais e as boas práticas aplicáveis em cada uma das fases desse ciclo de vida. Foi ministrada por Eng. António Romão tinha como objectivos:

– Sensibilizar acerca de conceitos ambientais associados a linhas ferroviárias no contexto global, nacional e regional;
– Conhecer as metodologias de trabalho de campo normalmente usadas para a recolha de dados, e como estes deverão ser analisados no contexto do processo de Avaliação de Impacto Ambiental de linhas ferroviárias;
– Dotar os formandos de conhecimentos fundamentais para proceder a uma correcta avaliação de impactos causados por linhas ferroviárias;
– Capacitar os formandos com ferramentas para a gestão ambiental da construção e reabilitação de infra-estruturas ferroviárias ao longo do ciclo de vida do projecto.
– Habilitar os formandos com ferramentas para a gestão ambiental e manutenção de caminhos-de-ferro (infra-estruturas e material circulante).
Tinha como grupo alvo quadros técnicos dos CFM e empresas subcontratadas ou parceiras dos CFM.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *