A Associação Moçambicana de Avaliação de Impacto Ambiental (AMAIA) desde a sua criação tem vindo a organizar acções de formações com objectivo de promover o intercâmbio de experiências de engajamento, como parte do processo de Avaliação de Impacto (AI) em Moçambique, aumentar o conhecimento e promover a adopção de melhores práticas em AIA entre os profissionais, os reguladores e os proponentes do projecto, contribuir para a mais inclusiva e participativa de processos de avaliação de impacto e, consequentemente, de resultados sustentáveis. Para realização dessas acções de formação conta com a participação de consultores internacionais mas por forma a garantir a contextualização da realidade moçambicana, convidados especialistas moçambicanos para apresentação de casos de estudo, acompanhada, sempre que possível, por uma visita de campo.

Capacitação em Avaliação de Impacto Ecológico Hierarquia de Mitigação, Planos de Gestão Ambiental e Monitoria -2019

A AMAIA em parceria com a BIOFUND e o Governo de Moçambique representado pela Direcção Provincial da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) de Nampula – Direcção de Ambiente, levou a cabo na última semana de Novembro de 2019 na Cidade de Nampula o Programa de Formação em Avaliação de Impacto Ecológico, Hierarquia de Mitigação, Planos de Gestão Ambiental e Monitoria, que será destinada a cerca de 30 técnico de várias instituições do Governo envolvidos nas Comissões Técnicas de Avaliação de Impacto Ambiental, consultores ambientais, empresas tem actividades sobre o ambiente, entre outros intervenientes. O objectivo desta formação é implementar o módulo de Avaliação de Impacto Ecológico e aplicação adequada da Hierarquia de Mitigação como réplica/continuidade do programa de formação que a BIOFUND vem levando a cabo para os sectores envolvidos no licenciamento ambiental e auditoria de projectos de desenvolvimento em Moçambique.

Treino em: Introdução à Nenhuma Perda Líquida, Hierarquia de Mitigação e Contrabalanços de Biodiversidade

A AMAIA em parceria com o Projecto Combo promoveu um treino em “Nenhuma Perda Líquida, Hierarquia de Mitigação e Contrabalanços de Biodiversidade” com os seguintes:

– Sensibilizar os formandos acerca dos conceitos de nenhuma perda líquida de biodiversidade, hierarquia de mitigação e contrabalanços de biodiversidade;

– Sensibilizar sobre a aplicação do regulamento de Avaliação do Impacto Ambiental (AIA) deve ser aplicada;

Formação em Gestão Ambiental de Caminhos-de-ferro-2014

No dia 24 de Agosto de 2015 foi realizada uma formação onde pretendia-se com a formação proposta (Gestão Ambiental de Caminhos de Ferro), contribuir para reforçar a capacitação de quadros e técnicos dos CFM e de empresas subcontratadas ou parceiras dos CFM, na gestão ambiental nas diferentes fases de concretização dos projectos ferroviários, numa abordagem assente na transmissão de conhecimentos técnicos consolidados pela experiência prática.

Capacitação em introdução a gestão de projectos-2015

 Em 2015 a AMAIA, organizou uma capacitação em introdução a gestão de projectos ministrada por Daniel Braga Alves. Especialista em gestão de projectos, e tinha como objectivo: capacitar os formandos sobre o planeamento e execução de cada tipo de projecto tendo como base todas áreas de conhecimento associado, adoptar de metodologia base para acompanhar, controlar e formalizar o enceramento do projecto cumprindo com todas as premissas. Tinha como grupo alvo gestores de projectos, gestores de compras, gestores de campo, líderes de equipas, Chefes dos Recursos Humanos e directores de formação.

Formação em Princípios e Métodos de Avaliação De Impacto Ambiental-2017

Nos dias 19 a 23 de Outubro de 2015, realizou-se na AMAIA uma formação ligada a avaliação do impacto ambiental (AIA) é um dos instrumentos mais relevantes da politica do ambiente, que procura salvaguardar a qualidade ambiental. E é um processo de carácter obrigatório para determinados projectos sujeitando-os a uma prévia dos impactos gerados pelas acções que os concretizam.

Negociação Ambiental Estratégica e Ganhos Mútuos -2011

Em 2011 a AMAIA em parceria com IMPFA (Instituto Médio de Planeamento Físico e Ambiente), promoveram o Curso de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) na abordagem de ganhos mútuos, que é um processo similar a Avaliação de Impacto Ambiental, no qual os stakeholders fazem parte da negociação. A NCEA define AAE como “ forma de unir as pessoas nos seus processos de planeamento, estruturação, e implementação dos seus conhecimentos em debates sobre as consequências ambientais em prol das escolhas estratégicas”.

Curso Sobre Boas Práticas de Avaliação de Impactos-Componente de Ecologia em Infra-estruturas Lineares- 2013

Em 2013 foi realizado um Curso resultou de uma proposta apresentada pela à Biodinâmica enquanto sua associada para capacitar técnicos de ambiente Moçambique, no que respeita à realização da componente ecológica/biodiversidade da Avaliação de Impacto Ambiental de projectos de infra-estruturas lineares (estradas, caminhos -de- ferro, canais de transporte de água, gasoduto/ oleodutos e linhas eléctricas).

Curso “Participação Publica no Processo de Avaliação de Impacto Ambiental” - 2010

Em 2013 foi realizado um Curso resultou de uma proposta apresentada pela à Biodinâmica enquanto sua associada para capacitar técnicos de ambiente Moçambique, no que respeita à realização da componente ecológica/biodiversidade da Avaliação de Impacto Ambiental de projectos de infra-estruturas lineares (estradas, caminhos -de- ferro, canais de transporte de água, gasoduto/ oleodutos e linhas eléctricas).

Você quer se juntar a nós?